Sobre este curso
EMENTA:
O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.
OBJETIVO: O objetivo deste componente curricular é capacitar o aluno a aplicar as técnicas de supervisão e orientação escolar nas várias dimensões do espaço educacional, aprendendo a superar os desafios nos atuais cenários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR: UMA VISÃO GERAL
● Discernir sobre o real significado da supervisão e orientação escolar.
● Entender como a supervisão e orientação escolar evoluiu no Brasil.
● Identificar as dimensões da supervisão e orientação escolar no âmbito da comunidade escolar como um todo.
● Compreender o papel do orientador e supervisor escolar,sua atuação e perspectivas no mundo do trabalho.
UNIDADE II – ORIENTAÇÃO ESCOLAR, PROFESSORES E COMUNIDADE
● Contemplar a supervisão e orientação escolar no projeto político pedagógico institucional.
● Elaborar o planejamento da orientação escolar no âmbito da instituição e do corpo docente.
● Assessorar, capacitar e engajar professores no processo da orientação escolar.
● Compreender o que é, como funciona e discernir sobre a importância do conselho de classe no processo de supervisão e orientação escolar.
UNIDADE III – SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR E O ESTUDANTE
● Estabelecer relações diretas e indiretas entre a orientação escolar e a psicopedagogia no processo educativo do estudante.
● Entender como a orientação escolar pode contribuir no contexto da educação especial.
● Elaborar projetos de intervenção e orientação escolar na infância.
● Desenvolver projetos de intervenção e orientação escolar na adolescência.
UNIDADE IV – DESAFIOS E AVANÇOS DA SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
● Identificar e superar os desafios da supervisão e orientação escolar no contexto contemporâneo, tanto na realidade da escola pública quanto na rede particular.
● Identificar e compreender os avanços da supervisão e orientação escolar no brasil e no mundo.
● Alinhar a supervisão e orientação escolar com todos os elementos e dimensões da instituição e de comunidade escolar como um todo.
● Entender o conceito das metodologias ativas e contextualizá-las no processo de supervisão e orientação escolar.
Comentários (0)
