Sobre este curso
mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:
PT-BR">
PT-BR">A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de
construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a
Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes
formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da
linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e
utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento
da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e
escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita
nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias
específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração
com as demais áreas de conhecimento.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Esta
disciplina visa capacitar o profissional de educação na docência da língua
portuguesa para a educação básica, abordando aspectos históricos e
metodológicos do processo cognitivo.
mso-fareast-language:PT-BR">
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar os fundamentos
epistemológicos, históricos e metodológicos.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explicar sobre o aprender e o ensinar
na escola.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar os objetivos, conteúdos e
orientações didáticas em Língua Portuguesa para a educação infantil e anos
iniciais do Ensino Fundamental.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Apontar o processo de avaliação de
aprendizagem para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – ASPECTOS LINGUÍSTICOS E A LEITURA EM
PORTUGUÊS
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar o funcionamento da fala e da
leitura.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar os fenômenos da variação
linguística e da fonologia.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer as características dos
diferentes tipos de leitura.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar como funciona a leitura na
escola.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – A ESCRITA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NA
LÍNGUA PORTUGUESA
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar como funciona a escrita.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explicar a prática da produção textual
pelas crianças.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar a produção de textos na escola.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer a interferência da
tecnologia no desenvolvimento da escrita.
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – ASPECTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DO
PORTUGUÊS
mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar as conexões da Língua
Portuguesa com outras áreas de conhecimento.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar o papel dos jogos e
brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer o papel da tecnologia em
prol do ensino de Língua Portuguesa.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Verificar desafios e tendências do
ensino de Língua Portuguesa.