Sobre este curso
EMENTA:
A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de
construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a
Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes
formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da
linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e
utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento
da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e
escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita
nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias
específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração
com as demais áreas de conhecimento.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa capacitar o profissional de educação na docência da língua
portuguesa para a educação básica, abordando aspectos históricos e
metodológicos do processo cognitivo.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
·
Interpretar os fundamentos
epistemológicos, históricos e metodológicos.
·
Explicar sobre o aprender e o ensinar
na escola.
·
Analisar os objetivos, conteúdos e
orientações didáticas em Língua Portuguesa para a educação infantil e anos
iniciais do Ensino Fundamental.
·
Apontar o processo de avaliação de
aprendizagem para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
UNIDADE II – ASPECTOS LINGUÍSTICOS E A LEITURA EM
PORTUGUÊS
·
Analisar o funcionamento da fala e da
leitura.
·
Interpretar os fenômenos da variação
linguística e da fonologia.
·
Reconhecer as características dos
diferentes tipos de leitura.
·
Identificar como funciona a leitura na
escola.
UNIDADE III – A ESCRITA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NA
LÍNGUA PORTUGUESA
·
Interpretar como funciona a escrita.
·
Explicar a prática da produção textual
pelas crianças.
·
Analisar a produção de textos na escola.
·
Reconhecer a interferência da
tecnologia no desenvolvimento da escrita.
UNIDADE IV – ASPECTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DO
PORTUGUÊS
·
Interpretar as conexões da Língua
Portuguesa com outras áreas de conhecimento.
·
Analisar o papel dos jogos e
brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa.
·
Reconhecer o papel da tecnologia em
prol do ensino de Língua Portuguesa.
·
Verificar desafios e tendências do
ensino de Língua Portuguesa.
Comentários (0)
