Sobre este curso
EMENTA:
Análise teórica e prática de propostas
curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos
iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino
de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia,
recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às
outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por finalidade preparar o docente a aplicar boas
práticas metodológicas para o ensino da História, com foco na educação básica.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DA
HISTÓRIA
·
Discernir sobre a
importância da construção do saber histórico para a formação da consciência
crítica dos educandos na sociedade multicultural.
·
Aplicar os parâmetros curriculares
nacionais no ensino de história.
·
Identificar e discutir os usos destes
parâmetros dentro do ensino de História.
·
Executar abordagens interdisciplinares
para as categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem.
UNIDADE II – METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO EM
HISTÓRIA
·
Entender a História
como gênero literário, considerando seus aspectos culturais e sua influência no
contexto da docência.
·
Identificar novas
linguagens aplicáveis aos anos iniciais do ensino fundamental.
·
Discernir sobre a
importância da avalição no processo de reconstrução do conhecimento.
·
Executar atividades que busquem
estimular as crianças a desenvolverem o gosto pelo estudo a partir do ensino de
história.
UNIDADE III – MATERIAIS DIDÁTICOS PARA HISTÓRIA
·
Entender como
funciona o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), identificando as
alternativas para o ensino da história nos anos iniciais do nível fundamental.
·
Aplicar as
técnicas de seleção de materiais e livros didáticos para o ensino da história.
·
Identificar e
solucionar problemas relacionados a materiais desatualizados ou formalmente
incorretos, discernindo sobre propostas tradicionais e inovadoras nessa área.
·
Executar os
procedimentos de adequação e crítica na produção de materiais didáticos para
história.
UNIDADE IV – ENSINO, AVALIAÇÃO E PESQUISA EM HISTÓRIA
·
Interpretar as articulações entre o
Ensino Superior e a Educação Básica no processo da formação do professor de
História.
·
Interpretar o
processo avaliativo e ser capaz de elaborar avaliações em História.
·
Identificar as
atuações pedagógicas do professor de História, com destaque para a atividade de
pesquisa.
·
Aplicar em sala de
aula os principais conceitos que orientam a compreensão do processo histórico,
lançando mão de teorias e metodologias inovadoras do processo da docência.
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