Sobre este curso
EMENTA:
Análise teórica e prática de propostas
curriculares e didático-metodológicas para o ensino de geografia nos anos
iniciais do ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino
de geografia. O saber geográfico: estruturação dos conteúdos, metodologia,
recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às
outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa preparar o docente da área de geografia a aplicar métodos e
práticas pedagógicas adequadas ao desenvolvimento do processo de
ensino-aprendizagem nesta área de conhecimento.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
·
Explicar a constituição da Geografia
cientifica e suas diversas concepções.
·
Interpretar as relações entre a
Geografia escolar e a ciência geográfica.
·
Identificar o objeto de estudo da
Geografia e as principais categorias espaciais.
·
Atuar com ética e compromisso com
vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária.
UNIDADE II – ABORDAGEM DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO
BÁSICA
·
Interpretar o papel da disciplina de
Geografia.
·
Identificar a importância da disciplina
de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
·
Decodificar e utilizar códigos de
diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do trabalho didático com
conteúdos pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos à
Geografia.
·
Explicar as representações e linguagens
no ensino de Geografia.
UNIDADE III – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DA
GEOGRAFIA E A BNCC
·
Aplicar criticamente as diretrizes curriculares
e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e
encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
·
Identificar diferentes estratégias
metodológicas envolvendo diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do
trabalho didático com conteúdo, pertinentes aos primeiros anos de
escolarização, relativos à Geografia.
·
Identificar os principais elementos
envolvendo o livro didático.
·
Possibilitar a construção e execução de
planos de aulas voltados para prática de ensino.
UNIDADE IV – ENSINO DA GEOGRAFIA E A
INTERDISCIPLINARIDADE
·
Explicar as relações entre educação e
trabalho, diversidade cultural, cidadania, sustentabilidade, entre outras
problemáticas centrais da sociedade contemporânea.
·
Interpretar as representações e
linguagens no ensino de Geografia.
·
Construir referenciais que possibilitem
uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais.
·
Fortalecer o desenvolvimento e as
aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não
tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
Comentários (0)
