Sobre este curso
EMENTA:
A
sala de aula como espaço de produção de conhecimentos sobre a natureza e a
ciência. Contextualização e tipologia do trabalho de campo como estratégia de
ensino de ciências: o planejamento, preparação e desenvolvimento do trabalho.
Utilização de diferentes fontes de informação como estratégia e como conteúdo
do ensino das ciências naturais na educação infantil.
OBJETIVO:
Desenvolver competências e
habilidades pedagógicas para o ensino de ciências naturais, promovendo a
compreensão dos métodos científicos, a importância das atividades práticas, a
análise e produção de materiais didáticos, e a integração do conhecimento tradicional
e etnoconhecimento no contexto educacional.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I - Fundamentos do Ensino de Ciências
·
Identificar como funciona o método
científico.
·
Explicar a importância do ensino das
ciências frente às questões atuais na educação.
·
Identificar as diferentes concepções do
ensino de ciências para as séries iniciais.
·
Analisar o papel do docente frente ao
ensino de ciências.
UNIDADE II - Práticas e Materiais
Didáticos no Ensino de Ciências
·
Interpretar como o uso de atividades
práticas podem auxiliar no ensino de ciências para crianças.
·
Analisar as diferentes modalidades de
atividades práticas para o ensino de ciências para crianças.
·
Apontar diferentes materiais didáticos
de ciências naturais para as séries iniciais.
·
Reconhecer propostas oficiais e
alternativas para o ensino de ciências.
UNIDADE III - Estruturação e Produção de Materiais Didáticos
·
Identificar como o ensino de ciências
naturais está estruturado nas séries iniciais.
·
Analisar materiais didáticos para o
ensino de ciências naturais para as séries iniciais.
·
Perceber os requisitos necessários para
a produção de materiais didáticos de ciências com crianças.
·
Interpretar a atuação do professor
frente a produção de materiais didáticos para o ensino de ciências.
UNIDADE IV - Integração do Conhecimento Tradicional no
Ensino de Ciências
·
Explicar como o etnoconhecimento
auxilia na percepção sobre ciências.
·
Analisar como o conhecimento
tradicional vem sendo trazido nos materiais didáticos.
·
Perceber como é possível produzir
conhecimento a partir da reflexão da realidade vivida.
·
Identificar a atuação do professor ao
conhecimento tradicional e o ensino de ciências.
Comentários (0)
