Sobre este curso
EMENTA:
Arte como um processo de construção da história
e cultura da humanidade. A arte como objeto de conhecimento. A arte como
representação imaginária da cultura. A arte como meio de inclusão social. O
desenvolvimento da percepção de mundo através das diferentes expressões
artísticas. Vivência e processos didático-pedagógico para a iniciação musical e
para a dança: sensibilização sonora, caráter expressivo e forma musical,
trabalho de conscientização corporal e rítmica. As artes visuais e a prática
pedagógica: utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da
colagem, da construção e outras. A criança e a dramatização: as modalidades de
artes cênicas, a escolha de textos, a montagem e a encenação de peças.
OBJETIVO: Esta
disciplina tem por objetivo capacitar o educador a aplicar técnicas e métodos
cognitivos para a facilitar o processo de ensino-aprendizagem de artes na
educação básica.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA ARTE
·
Definir o conceito de
arte.
·
Descrever a natureza da
arte.
·
Demonstrar a linguagem
artística e suas características.
·
Classificar as
modalidades artísticas.
UNIDADE II – FUNDAMENTOS DO ENSINO DE ARTES
·
Identificar a relação
da arte com as demais linguagens.
·
Compreender o ensino da arte na escola.
·
Associar a linguagem artística à poesia.
·
Relacionar a poesia e o teatro ao gênero
lírico e dramático.
UNIDADE III – DOCÊNCIA DA ARTE E ASPECTOS CULTURAIS
E INCLUSIVOS
·
Associar arte e inclusão.
·
Aplicar a metodologia do ensino da arte.
·
Entender a docência da disciplina
“Arte”.
·
Compreender a arte como produto da
cultura e da diversidade.
UNIDADE IV – A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE
·
Entender a aplicação da arte na educação
infantil.
·
Compreender o contexto histórico do
ensino da arte no Brasil.
·
Identificar os aspectos do modernismo
na história recente da arte no Brasil.
·
Discernir sobre o ensino da arte na
segunda metade do século XX.
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