Sobre este curso
EMENTA:
Conhecendo a Língua: conceito e princípios da base
textual; O que é texto, textualidade e o processo de textualização? Conhecendo
a Linguística textual e a sua relação o texto; O discurso no texto e os gêneros
textuais: conceitos e relação; O texto e a textualidade: conceitos e processos;
A polifonia e a intertextualidade: conceitos e relações; Os mecanismos de
coesão: conceito, tipos e fatores; Os mecanismos de Coerência: conceito, tipos
e fatores; Gêneros textuais: definição e funcionalidades; Tipos textuais: conceitos
e variedades; O texto argumentativo. Conceito, estruturas e funcionalidades; As
competências do texto dissertativo-argumentativo da Redação do ENEM; Métodos e
técnicas de Redação; O ensino de produção textual: análise dos métodos; As
técnicas pertinentes ao ensino de redação; Metodologias Ativas do ensino de
Redação e o uso das TDIC; Os critérios de avaliação da Redação do ENEM.
OBJETIVO: O objetivo deste componente curricular é capacitar os estudantes
de cursos de graduação e pós-graduação quanto à compreensão da fundamentação
teórica do processo textual e da (in)textualização, para a atuação de
professores de Produção Textual e Redação do ENEM e outros exames.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PRODUÇÃO DE TEXTO
·
Compreender a língua portuguesa e seus aspectos
relacionados à produção de texto.
·
Definir os conceitos de texto e textualidade.
·
Aplicar os princípios linguísticos ao texto.
·
Aplicar o discurso no texto, identificando os gêneros
textuais.
UNIDADE II – INTERTEXTUALIDADE: POLIFONIA, COESÃO E COERÊNCIA
·
Aplicar o conceito de textualidade aos processos de
textualização.
·
Identificar a polifonia e a intertextualidade em
produções textuais.
·
Diagnosticar problemas relacionados à falta de coesão
textual.
·
Identificar os fatores e mecanismos de coerência
textual.
UNIDADE III – GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS EM REDAÇÕES NO ENEM
·
Conceituar e identificar os gêneros textuais mais
utilizados.
·
Definir, identificar e comparar os tipos textuais.
·
Conceituar e reconhecer o texto argumentativo e as
competências do texto dissertativo-argumentativo exigíveis para o ENEM.
·
Entender e identificar a estrutura do texto argumentativo
exigível para o ENEM.
UNIDADE IV – MÉTODOS E
TÉCNICAS DO ENSINO DE REDAÇÃO E O ENEM
·
Aplicar os métodos de ensino de produção textual.
·
Utilizar as técnicas instrucionais no ensino da redação
com foco no ENEM.
·
Aplicar metodologias ativas no ensino de redação, utilizando
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
·
Entender os critérios de avaliação de redações no
ENEM.
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