Sobre este curso
EMENTA:
Desenvolvimento. Educação. Corpo.
Crescimento. Ser humano. Biologia. Educação Física Ciência. Modernidade.
Esporte. Educação. Escola. Sociedade. Jogos. Metodologia.
OBJETIVO: Ao finalizar este componente curricular o estudante irá adquirir
conhecimentos e habilidades acerca do desenvolvimento histórico da educação
física, além de sua aplicação em âmbito escolar, apontando para uma metodologia
a ser trabalhada com os estudantes.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – A EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUZIDA NO CURRÍCULO
ESCOLAR
●
Aplicar a reflexão corporal que pode ser
realizada no trabalho da educação física.
●
Definir o conceito de aptidão física e como ele
pode ser trabalhado dentro da escola.
●
Identificar os princípios dos currículos
escolares colocados em prática na educação básica.
●
Discernir sobre como ocorrem os estágios de
escolarização no âmbito da educação física.
UNIDADE II – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
●
Definir a conceituação de educação física, compreendendo
seus princípios.
●
Compreender o surgimento da educação física e o
seu desenvolvimento pelo mundo.
●
Discernir sobre a importância da educação física
para o condicionamento de uma vida saudável.
●
Aplicar o conceito de educação física no âmbito
escolar.
UNIDADE III – CONTEÚDO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO
FÍSICA
●
Identificar os conhecimentos abordados na
educação física e em sua prática de ensino.
●
Compreender a importância do trabalho com jogos
e esportes para os alunos no âmbito da educação física.
●
Entender a importância do trabalho com ginástica
e dança para os alunos no âmbito da educação física.
●
Discernir sobre a importância do entendimento e
da prática da capoeira, além de outros tipos de lutas no contexto da educação
física.
UNIDADE IV – METODOLOGIA E PEDAGOGIA
DA EDUCAÇÃO FÍSICA
●
Entender como as aulas de educação física
precisam ser organizadas sobre o aspecto curricular.
●
Compreender como a tematização das aulas pode
ser realizada no plano de ensino-aprendizagem de educação física.
●
Aplicar os elementos, técnicas e boas práticas
de ensino e aprendizagem para a educação física.
●
Realizar o processo avaliativo dos estudantes na
educação física.
Comentários (0)
